14 de fev. de 2012

Carnaval: Diversão sem prejuízos à saúde


O período de carnaval é famoso pelas festas, alegria e também pelos excessos. A diversão quase sempre vem acompanhada de desgaste físico, longos períodos de exposição ao sol, poucas horas de sono, alimentação inadequada e consumo de bebidas a base de álcool. Baseado nessa constatação, profissionais do restaurante Tenda envolvidos no preparo e controle dos alimentos (chefs e nutricionistas), elaboraram algumas dicas para amenizar os efeitos nocivos da festa no organismo, afinal ninguém quer que o carnaval acabe mais cedo.

Hidratação

Uma das normas principais para manutenção da saúde no período de momo é combater a desidratação do corpo, causada pela transpiração excessiva e consumo de bebidas alcoólicas.

Para hidratar o corpo beba muita água, água de coco, sucos naturais de frutas ou bebidas isotônicas. Os sucos além da hidratação proporcionam a reposição de energia através da frutose (açúcar natural presente nas frutas), já as bebidas isotônicas repõem os sais minerais perdidos com o excesso de transpiração e urina.

Para quem vai consumir bebidas alcoólicas valem as regras gerais: beber com moderação e nunca de estômago vazio. Ainda para reduzir os impactos do álcool no organismo é bom intercalar o consumo das bebidas com água e alimentos como amendoim, castanhas, azeitonas e outras oleaginosas, elas ajudam a retardar os efeitos do álcool

Alimentação

É bastante comum durante o carnaval o folião "esquecer de comer", mas isso é algo que precisa ser evitado, o ideal é não ficar mais de 4 horas sem se alimentar e optar por alimentos leves e de fácil digestão, eles não sobrecarregam o organismo e proporcionam uma rápida absorção e nutrição.

Para combater a temida "ressaca". Não caia na conversa daquele seu amigo que diz que você precisa comer algo "forte" para se livrar do mal estar, isso equivale a uma falta grave na recuperação do folião. Ora, o organismo já está exausto, trabalhando para se recuperar, nada justifica forçá-lo a trabalhar ainda mais ingerindo uma feijoada ou outro alimento rico em gordura. Para curar ressaca, ou pelo menos amenizar os seus efeitos desagradáveis, vale ainda, além dos alimentos já mencionados, a dica da mamãe: uma canja de galinha. Os ingredientes da canja (arroz, cenoura e carne de frango) são desintoxicantes.

Alimentos ideais

Alguns alimentos ideais para consumir durante o carnaval: cenoura, mamão, abóbora, agrião, couve, espinafre, brócolis, óleos vegetais, gérmen de trigo, cereais integrais e os vegetais de folhas verdes, frutas cítricas como laranja, limão, acerola, entre outras.

Siga as dicas e aproveite ao máximo o seu carnaval.

Tenda Gastronomia & lazer
Rua Franscisco Mota, 377,
Alto de São Manoel
Telefone: +55 84 3312-2544
Mossoró (RN)

Por Allan Erick - Assessoria de Comunicação da Personal Marketing

Nenhum comentário:

Postar um comentário