30 de set. de 2010

Terra da liberdade

A abolição dos escravos no Brasil aconteceu no ano de 1888, quando a princesa Isabel assinou a Lei Áurea, abolindo o trabalho escravo, propiciando a liberdade para os negros que eram escravizados no país. O fato foi, e continua sendo, motivo de orgulho para o nosso país como sendo um ato de respeito ao ser humano.

Contudo, em Mossoró, cinco anos antes da assinatura da Lei Áurea, mais precisamente no dia 30 de setembro de 1883, o município aboliu seus escravos. De acordo com historiadores, a decisão foi recebida como um grito de liberdade e até hoje a data é comemorada a cada ano com mais entusiasmo pelos mossoroenses.

A abolição dos escravos em Mossoró é uma das maiores festas da cidade, apesar da contestação de estudiosos da história sobre o pioneirismo da data, a cada ano os festejos aumentam de proporção. Um exemplo disso é o espetáculo Auto da Liberdade, uma grande encenação envolvendo não somente a abolição dos escravos, mas também outros fatos importantes que marcaram a história do município. A encenação mobiliza artistas de várias áreas como bailarinos, atores, produtores, estudantes, anônimos etc.

Além da abolição dos escravos, outras liberdades marcam a história de Mossoró. O primeiro voto feminino da América Latina, sufragado por Celina Guimarães, o motim das mulheres que foi um protesto contra o alistamento militar para a Guerra do Paraguai e a resistência ao bando do cangaceiro Lampião são histórias de liberdade vividas pelos mossoroenses.

Fonte: www.historiadobrasil.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário