25 de ago. de 2010

Mercado ganha instituto para garantir liberdade de expressão

Por conta do aumento do número de projetos de lei que visam regulamentar a publicidade e a comunicação no País, foi criado o Instituto Palavra Aberta, ONG que conta com apoio da Associação Nacional de Jornais (ANJ), Associação Brasileira das Emissoras de Rádio e Televisão (Abert), Associação Nacional dos Editores de Revistas (Aner) e a Associação Brasileira das Agências de Publicidade (Abap).

O objetivo da entidade é fortalecer a luta do mercado contra propostas que vão contra à liberdade de expressão na comunicação publicitária. Para tanto, o instituto promoverá pesquisas e estudos que embasarão os argumentos de veículos e agências contra parte dos projetos de regulamentação.

O instituto foi aberto em janeiro desde ano, mas começa a atuar para valer em setembro, quando sai a primeira pesquisa. Patrícia Blanco, que até o final de 2009 comandava o Instituto Brasileiro de Ética Concorrencial (Etco), é a presidente-executiva da entidade. "Acredito que haja hoje cerca de 100 projetos de lei que afetam o mercado diretamente, o que mostra o quanto a liberdade de expressão está fragilizada no País. O que a sociedade precisa é de informação", afirma Patrícia.

O Palavra Aberta irá atuar em quatro pilares: pesquisas e estudos; seminários e debates; acompanhamento de tendências internacionais e nacionais; e desenvolvimento de campanhas de conscientização.

O primeiro estudo, realizado pela consultoria Tendências, deve ser divulgado em setembro, trazendo os impactos econômicos que as restrições têm sobre toda a cadeia produtiva do mercado de comunicação. Já segunda pesquisa tem data de apresentação programada para novembro deste ano. Realizada pela ESPM, o objetivo é mostrar os danos que a falta de liberdade de expressão traz ao processo criativo e ao mercado como um todo.

por Daniela Dahrouge

Fonte: www.propmark.com.br

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