17 de jun. de 2010

Prevenir é melhor do que remediar

Foto: Google

A saúde é atualmente prioridade para a maioria das mulheres, que se preocupam cada vez mais com o bem-estar. Na perspectiva de uma vida saudável e tranqüila os exames de rotina tem sido os mais indicados. Em Alexandria o Centro de Imagem Elizabete Dantas (CIED) oferece entre suas consultas especializadas a Mamografia Bilateral, com o Dr. Geraldo Holanda.

Nesse exame radiológico a mama é comprimida rapidamente enquanto os raios-x incidem sobre a mesma, em seguida imagem é interpretada por um radiologista, especialmente treinado para identificar áreas de densidades anormais ou outras características suspeitas.

É claro que cada método de diagnóstico por imagem das mamas apresenta suas limitações, mas é inegável que a detecção precoce do câncer de mama pode salvar muitas vidas e que a mamografia ainda é o método de escolha, estando cada vez mais acessível à população. De acordo com o Colégio Brasileiro de Radiologia (DASA), o Sistema Único de Saúde (SUS) paga uma mamografia bilateral de rastreamento por ano em mulheres de 35 a 110 anos (portaria 1.183).

Resultados registrados pela American Cancer Society, em uma recente avaliação demonstraram que houve 18% menos mortes em decorrência de câncer mamário entre mulheres com 40 anos ou mais que haviam feito mamografia periodicamente. Os benefícios da mamografia quanto a uma descoberta precoce e a possibilidade do tratamento do câncer mamário são significativos compensando o risco mínimo da radiação e o desconforto que algumas mulheres sentem durante o exame.

O Instituto nacional do Câncer (INCA) faz recomendações específicas para cada grupo, entre elas, a realização da mamografia anual para mulheres a partir de 40 anos, assim como o auto-exame mensal e exame clínico todos os anos.

Saiba mais informações sobre a Mamografia Bilateral no CIED através do telefone (84) 3381-2981.

Fonte: Instituto nacional do Câncer (INCA).

Nenhum comentário:

Postar um comentário