Existem duas interpretações bastante usuais acerca da eficiência da publicidade. Entendida algumas vezes como "uma despesa a mais" ou como investimento indispensável(a alma do negócio), a consolidação ou desconstrução dessas abordagens distintas vai depender em grande parte das escolhas que o anunciante faz antes de promover o seu produto e/ou serviço.
"Macronúmeros" e "propaganda de massa" são termos normalmente usados para mensurar as enormes dimensões do mercado consumidor moderno, um mercado gigante onde cada indivíduo, guiado por necessidades ou desejos, é um consumidor em potencial.
Marcante nos mercados consumidores massivos é a diversidade, característica que culmina em uma multiplicidade de necessidades e desejos, em outras palavras significa afirmar que o mercado consumidor é heterogêneo e que as estratégias publicitárias precisam ser mais elaboradas, planejadas e integradas, sem essa consciência dificilmente haverá êxito na tentativa de promover um produto ou serviço, ignorar esse cenário implica em tornar a publicidade apenas "mais uma depesa" para a empresa.
A publicidade na era dos macronúmeros
Em um cenário onde uma massa consumidora heterogênea recebe de bandeja uma variedade cada vez maior de produtos e serviços, a divulgação intuitiva, baseada no senso-comum e em percepções localizadas, perde completamente a eficiência. Atualmente "destacar" um produto, torná-lo atraente para o público é uma tarefa que leva em consideração uma série de fatores, desde a qualidade e perfil do produto até a estratégia de divulgação.
Informações sobre o mercado local e do produto são imprescindíveis no planejamento de uma campanha, é a informação que possibilitará ao publicitário identificar o público alvo, o consumidor em potencial, integrar objetivos e trabalhar através de estímulos simbólicos o desejo e a necessidade das massas.
O acúmulo e análise das informações colhidas são igualmente fundamentais para a aplicação correta dos recusros nos canais de divulgação disponíveis: rádio, televisão, jornais impressos, internet, outdoors, etc. Planejamento e consequentemente recursos bem aplicados geram economia.
A escolha da agência é portanto uma fase importante no sucesso de uma campanha publicitária, depende dessa escolha o status da publicidade como "serviço dispendioso" para a empresa ou "alma do negócio". A agência precisa conhecer esses caminhos e ter essa percepção da publicidade moderna, somente assim poderá conduzir uma campanha de forma segura e de sucesso.
Pense nisso antes de tudo.
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