1 de fev. de 2010

Parabéns Publicitários!!

Foto: Google


A Personal Marketing não pode deixar de parabenizar esse profissional, que muitas vezes são considerados como “malucos”, por serem diferentes e por em alguns momentos não parecerem ligados na rotina da vida. Para quem trabalha ou já deu uma passada por uma agência sabe como é a rotina, ou melhor, a falta dela. Ouvem-se gritos, gargalhadas e desabafos que terminam em grandes trabalhos e quando o terror passa está lá: uma campanha pronta para ir às ruas.


Contudo, o trabalho criativo das propagandas divulgadas nos meios de comunicação não é a única atividade do profissional de publicidade e propaganda. Isso é apenas o resultado final de um amplo trabalho que não envolve só criação. Vamos tentar entender esse mundo:


O primeiro passo é o planejamento junto ao cliente (briefing) com pesquisas de opinião, definição de público-alvo (faixa etária, classe social, hábitos de consumo e costumes culturais) e definição dos veículos que serão utilizados para divulgação.


Depois dessa etapa é que o publicitário parte para a produção (textos, filmes, comerciais, anúncios, outdoors, etc.) e com tudo concluído, escolhe os veículos de comunicação adequados (com base nas pesquisas iniciais) para veiculação das peças publicitárias, para atingir os consumidores específicos. É importante reforçar que o publicitário é também um pesquisador, pois, ainda durante a campanha ele pesquisa o nível de compreensão da mensagem pelo público, aceitação ou rejeição.


Nessa profissão precisa saber de tudo um pouco, em geral o publicitário é um curioso nato, já que nunca se sabe o cliente que virá pela frente. Quando se pensa que já entende tudo sobre o mercado lá vem àquele cliente que é totalmente fora do que você conhece e lá se vão mais horas e horas de estudos para saber tudo que o cliente precisa para ser o melhor no mercado.


Essas são apenas algumas das inúmeras facetas desse profissional que possui uma grande sensibilidade para criar. Em outras palavras o publicitário usa de sua criatividade para transformar o igual no diferente.


Publicitários parabéns e felicidades pelo seu dia!

Nenhum comentário:

Postar um comentário