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O dia internacional da mulher tem a sua origem em um trágico acontecimento de sexismo e opressão às mulheres, quando em 1857 tecelãs de uma fábrica foram enclausuradas e queimadas depois de organizarem uma greve reivindicando melhores salários, condições de trabalho e tratamento digno.
Em sua essência o dia 8 de Março, dia internacional da mulher, foi criado com o objetivo de debater, esclarecer e buscar soluções para diminuir o sexismo e a opressão, uma luta que persiste até hoje. Baseados nesses objetivos elementares, os criativos da Personal Marketing resolveram enfocar esse outro lado nada glamouroso, ou seja, as dificuldades, a opressão e a violência sofridas por milhares de mulheres em todo o mundo.
Como personagem para representar as dificuldades vividas pelas mulheres, foi escolhida a Dona Maria Do Carmo, uma moradora de rua que atualmente vive na "Praça do Seresteiro". Segundo informações da própria Dona Maria, problemas pessoais com a família e com o marido obrigaram-na a buscar as ruas como refúgio.
A ideia partiu do criativo Juarez Viana, que compõe a equipe da Personal Marketing. Entusiasta da Praça do Seresteiro, ele observou que dentre os moradores de rua que "moram" naquele local, a Dona Maria do Carmo era a única mulher, depois disso ele se aproximou da senhora, conversou com ela e levou a ideia para o restante da equipe, que desenvolveu a homenagem, "A intenção é que os olhos das pessoas se voltem para os desfavorecidos", afirma Juarez.
A Personal Marketing ofereceu um almoço para a Dona Maria do Carmo no dia internacional da mulher, uma iniciativa simples, mas que trouxe um pouco de alegria e alívio nas dificuldades cotidianas pelas quais passa a anciã. A iniciativa foi acima de tudo simbólica, uma forma de despertar a sociedade para a persistente opressão inflingida à milhares de mulheres em todo o mundo, e também uma mensagem proativa: Cada um pode mudar uma situação com atitudes simples.
Equipe da Personal Marketing e o dia internacional da Dona Maria Do Carmo
Juarez Viana
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