2 de jan. de 2012

Dicas para um verão saudável



O Tenda Gastronomia e Lazer dá algumas dicas de como se alimentar bem no verão

O verão é para muitos a estação mais gostosa do ano, os dias mais longos acompanhados de calor e sol constantes, formam as condições ideais para curtir uma praia, piscina ou qualquer outro lugar onde o banho seja propício. Mas são exatamente esses elementos (sol e calor) que exigem durante a estação mais quente do ano, cuidados especiais com a pele, hidratação do corpo e com a  a alimentação.

Como alimentação é a nossa "praia", o Tenda Gastronomia vai dar algumas dicas para que o verão de 2012 não seja indigesto, literalmente.

Todo mundo já ouviu dizer que no verão as pessoas precisam consumir alimentos leves, de fácil digestão. Mas qual a explicação? Por que consumir alimentos leves? A explicação é simples: no verão, em cosequência das altas temperaturas, o corpo canaliza grandes quantidades de energia para manter a temperatura corporal, como a digestão é um processo que também exige grandes quantidades de energia, o esforço destinado à digestão de alimentos "pesados", acaba rivalizando com a energia que o organismo precisa para manter o corpo na temperatura ideal.

O resultado dessa "divisão" de energia é uma sensação de mal-estar, uma vez que a digestão fica "lenta" por falta de "força". Além da má digestão, a temperatura do corpo também fica vulnerável pelo mesmo motivo.

O Tenda Gastronomia e Lazer dá algumas dicas para você se alimentar de forma adequada neste verão e evitar sensações desagradáveis provocadas pela má alimentação. As atitudes mais urgentes que o veranista deve tomar são:

- Consumir pouco sal
- Evitar alimentos gordurosos e de difícil digestão(alimentos pesados)
- Priorizar o consumo de frutas, verduras, legumes, tubérculos e cereais
- Dar preferência às carnes magras
- Utilização de gordura de origem vegetal
- Ingerir bastante líquido, de preferência gelado, com a ressalva de que bebidas alcoólicas(ricas em álcool) e refrigerantes(ricos em cafeína), ao contrário do que aparentam, ajudam no processo de desidratação do corpo e deve ser evitados.
- Procurar fazer no mínimo três refeições diárias, se possível variando as classes de alimentos.

No que diz respeito à alimentação no verão a regra é simples: procure se elimentar de modo a reservar a maior parte da energia para a manutenção da temperatura corpórea, seguindo essa lógica, o seu verão será muito mais gostoso e saudável.

Além de cuidar da alimentação, outros cuidados adicionais com o corpo devem ser observados, tais como:


- Evitar a exposição em horários inadequados. O período compreendido entre os primeiros raios solares da manhã, até o limite das 10h e das 16h em diante é considerado seguro para a exposição, mesmo assim é indispensável o uso de protetor solar.

- Beba bastante água, sucos e líquidos em geral (menos alcoólicos e a base de cafeína)

- Além do protetor sola, use também proteções adicionais como bonés, chapéus e óculos escuros

Um ótimo verão para todos!!

Por Allan Erick - Assessoria de Comunicação da Personal Marketing

Nenhum comentário:

Postar um comentário