31 de mai. de 2011

Cigarro e publicidade

Hoje, dia 31 de maio, é o dia mundial sem tabaco. Atualmente a maioria, inclusive os fumantes, conhece os efeitos devastadores provocados pelo cigarro. Além das milhares de mortes anuais que têm como causa direta o uso do tabaco, os enormes recursos públicos destinados ao tratamento de doenças causadas pelo fumo e a proteção dos cidadãos não fumantes, são alguns dos fatores que fizeram a maioria dos governos declararem guerra ao cigarro.

No centro desse esforço as campanhas de conscientização, o recrudescimento das leis e restrições a publicidade do cigarro, são algumas das medidas tomadas pelos governos para reduzir, ou mesmo abolir, o nocivo hábito de fumar.

Felizmente hoje encontramos este cenário, mas nem sempre foi assim. O Cigarro já foi sinônimo de glamour, poder, sedução, sucesso e, pasmem, saúde!!

A publicidade é uma área a partir da qual podemos analisar esse período, a análise de algumas campanhas desenvolvidas entre o final da primeira metade do século passado e início da segunda metáde, revela uma época em que fumar era charmoso e "saudável".

Fumar é bom para a garganta:O anúncio sugere que fumar o cigarro chamado "Craven A" é seguro. Na frase em inglês, a moça retratada afimar que a sua garganta está segura com o cigarro e que você(o alvo) pode confiar na qualidade do produto.

Direitos iguais: O anúncio é direcionado às mulheres. Em uma época de grandes mudanças de comportamento a publicidade incentiva as mulheres a fumar, a mensagem é clara: repetir o hábito que é mais comum entre os homens, seria uma forma de reivindicar direitos iguais entre os sexos.

Receita para se sentir disposto: A publicidade enaltece o papel dos médicos, os guardiões da saúde e, consequêntemente, exemplos a serem seguidos. Pois bem, de acordo com a peça para recarregar as "baterias" os médicos precisam apenas de uma boa noite de sono e um cigarrinho, depois estão prontos para salvar vidas.

O cigarro preferido dos médicos: Ainda valendo-se da credibilidade dos médicos na sociedade, a publicidade revela uma pesquisa que apontou a marca de cigarros "Camel" como a preferida dos médico.
Técnica de sedução: Esse cartaz de publicidade ensina uma técnica de sedução "infalível", quer consquistar uma bela mulher? Aproxime-se dela com um cigarro, trague-o e assopre a fumaça na cara da moça!! Será que funcionava?

Presente de uma celebriade: Esta publicidade retrata Ronald Reagan, ex-presidente dos EUA e na época ator, dando a sua dica de presente de natal. Reagan afirma que vai dar cigarros "Chesterfield" de natal para os amigos. Eca!!

Por Allan Erick - Assessoria de comunicação da Personal Marketing

Fotos: Blog Hype Science

Nenhum comentário:

Postar um comentário