1 de fev. de 2011

Ser publicitário, que escolha?

Jani Diógenes*

Todo mundo se sente um pouco de publicitário, todos nós, até mesmo da área, temos um amigo, um primo, um irmão e até uma mãe e um pai publicitários ou que se classifica como tal. Mas, não querendo decepcionar esses ínfimos criadores de plantão, criar uma frase para ser exposto no painel de aniversário do nosso famoso primo não os torna dignos da patente. Primeiro, que ser publicitário vai além disso existem alguns mitos que devem ser quebrados e algumas verdades que colocadas em prática nos tornam dignos de tal posto. È claro que os mitos e verdades aqui expostos foram inspirados nos meus dias de louca, porém publicitária.

O primeiro mito que deve ser quebrado é o que aprendemos na universidade: o de que vida de publicitário é beleza, vive de festa, frequenta os lugares mais badalados e desejados pelos mortais e ainda é reconhecido pelo que faz. O segundo é o que as pessoas pesam a respeito da profissão: que proporciona vida mansa, sem horários, chega e sai a hora que quer da agência, e que vai para a mesma jogar e Twittar. O terceiro é o que você pensa a respeito da profissão antes de enfrentá-la de verdade: o de ser uma profissão massa, sem estudos, onde tudo se resolve com uma ideia, como em um passe de mágica.

Usando de base os mitos descritos acima vamos tentar descrever as verdades sobre o que é ser publicitário. A primeira verdade que derruba o primeiro mito, é que vida de publicitário é mais suor do que paraíso e mais trabalho do que festa. Aliás, que tempo para festas? A segunda é que podemos até não ter horário para chegar na agência, mas também temos menos ainda para sair dela, e quando saímos é para reuniões com clientes.

A terceira é que a publicidade exige mais estudo e leitura do que pensamos, afinal temos que entender de tendências, de novas mídias, de formas de produções inovadoras, de conceitos e outras coisinha simples como mercados e marcas. O que nos diferencia do nosso primo que se acha o Washington Olivetto, é que somos sensitivos, peça para um produtor gráfico traduzir o cartaz exposto no restaurante que ele almoçou. Ele falará de papel, cores, impressão etc. Somos publicitários não porque escolhemos ser, mas por que ela nos escolheu.

Quem mais perceberia que nas ruas, nos sinais e nas paradas de ônibus existem excelentes formas de fazer publicidade? Fazemos isso por que queremos resultados e inovar em um mercado tão competitivo. Duda Mendonça tem razão quando diz que é o medo de ficar para trás que nos motiva para frente.

Mais não existe segredo ou formula mágica para ser publicitário, somente esforço dedicação e muita pizza com refrigerante nas longas noites de trabalho. Mas, no final conseguimos nos apaixonar, conseguimos dedicar todo o nosso esforço a esse relacionamento tão exigente que nos leva do desespero a paixão em segundos.

Bom namoro para vocês!

*Jani Diógenes (Atendimento Publicitário na Personal Marketing) é publicitária graduada pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN).

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