26 de jan. de 2011

Marketing viral: contagiante e revolucionador

Por Paula Zago

Por incrível que pareça, há revoluções que movimentam pequenos grupos, porém as mais lembradas são aquelas que ganham maiores proporções na medida em que vai tornando-se conhecidas. O motivo de sua existência sempre está acompanhado de um princípio, um objetivo, um foco. E independente disto, as revoluções transformam ideias e ideais, influenciando pessoas.

Falando em “revoluções”, com o advento das redes sociais, o marketing digital revolucionou – tanto que, hoje em dia, divulgar um produto, serviço ou ideia para muitas pessoas, de maneira geral, está mais fácil e mais “próximo” de nós. Basta ligar o computador, conectar na internet e pronto! Com alguns cliques aqui e ali, a ideia é lançada e semeada entre diversas pessoas.

Em poucos momentos, o conteúdo publicado espalha-se entre os internautas, dissemina-se pelas redes sociais, conquista followers e tudo mais. Estas são algumas características da revolução da era digital.

Encaminhar, indicar, enviar, curtir e seguir são alguns termos frequentemente utilizados nas redes sociais – geralmente quando há algo interessante para ser passado adiante (aos contatos, amigos de contatos e por aí vai). É assim que o vírus “bom” espalha-se pela web.

O conceito de marketing viral traduz de forma simples o objetivo das redes sociais: tornar algo conhecido, popularizado, através da internet. Esta prática reforça o share of mind de uma marca, pois quando ela torna-se conhecida por muitas pessoas, de forma criativa e ousada, ela é vista com bons olhos, além de conquistar uma audiência significativa (através do “boca-a-boca” virtual), o que garantirá seu “ibope” nas redes sociais.

Para que a mensagem seja algo viral, pense nisso: qual a ideia que você quer passar com a mensagem? Aposte nas redes sociais, caso este seja o perfil adequado ao público que pretende atingir, mas não se esqueça: fale com seu público de maneira criativa e ousada. Atualmente, a disputa pelo espaço na web é acirrada. São milhares de informações, vindas de todos os lados, portanto, não faça o que “todo mundo está fazendo”, invista em algo inovador, e, se não for possível,pelo menos faça de maneira diferente. O que é diferente, criativo e inusitado chama a atenção do público e ganha boa repercussão por onde passa. Portanto, para que sua peça, vídeo ou texto seja viral, pense nessas possibilidades e mãos à obra! Contagie, mas revolucione multidões!


Nenhum comentário:

Postar um comentário