Realizada com mais de sete mil consumidores de 13 países, a quarta edição da pesquisa Goodpurpose traçou um perfil animador sobre o comportamento do consumidor brasileiro quando se trata do posicionamento das empresas com relação a questões que afetam diretamente a sociedade.
De acordo com o estudo conduzido pela Edelman, o brasileiro tem se mostrado cada vez mais engajado e propenso a valorizar as marcas que contribuem com ações social e ambientalmente responsáveis. Se comparado ao resto do mundo, o consumidor nacional mostra uma notória evolução ao tratar de assuntos que tenham um propósito maior e verdadeiro quando analisadas as atuações e estratégias de negócios das empresas.
Enquanto 34% dos respondentes de todo o mundo disseram ser mais engajados e aptos a discutir temas de responsabilidade social, 64% dos brasileiros afirmaram ter adquirido maior consciência com relação ao assunto. Mais do que isso: 81% afirmaram confiar mais em uma marca ética e responsável.
Quando se trata, por exemplo, de produtos similares em preço e qualidade produzidos por duas empresas concorrentes, aquela que for mais engajada com causas maiores levam vantagem na hora de conquistar o cliente. Ao todo, 74% trocariam de marca se outra similar apoiasse uma boa causa.
Citadas de maneira espontânea pelos entrevistados, Natura, Ypê, Nestlé e Omo apareceram como as marcas consideradas mais engajadas com relação à questões e projetos sociais e ambientais no Brasil.
A Goodpurpose mostrou ainda que 84% dos respondentes nacionais concordam que marcas e consumidores podem fazer mais diferença para a sociedade quando trabalham em conjunto e 76% acreditam que não basta que as corporações invistam dinheiro em causas sociais. É preciso ir além e integrar os propósitos defendidos na rotina de negócios.
Fonte: www.mmonline.com.br
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