A Clínica SERES de Medicina e Odontologia Especializada agora conta com mais uma profissional no seu time campeão, a Drª Larissa Beatriz Bezerra, especialista em odontopediatria. Agora na Clínica SERES a criança pode se tornar um adulto livre de cáries, pois há a possibilidade de se realizar um programa preventivo, individual, desde a época do nascimento dos primeiros dentinhos de leite. Os pequenos podem contar com a habilidade da Drª Larissa e com um consultório todo personalizado para agradar a garotada.
Os benefícios de cuidar da saúde bucal desde cedo são inúmeros. Por isso o Blog da Personal Marketing entrevistou a Drª. Larissa Beatriz Bezerra sobre a sua especialidade.
Drª Larissa Beatriz com uma de suas pequeninas pacientes
Blog da Personal: O que é Odontopediatria?
Drª Larissa Beatriz: É a especialidade da odontologia que cuida da saúde bucal das crianças. E tem como objetivo o diagnóstico, a prevenção, o tratamento e o controle dos problemas de saúde bucal da criança, além de abordar com os responsáveis todos os fatores relacionados à dieta, erupção ou perda dos dentes “de leite”, erupção dos dentes permanentes, higiene bucal, uso do flúor, entre outros assuntos relacionados com a promoção de saúde infantil, direcionados de acordo com a necessidade de cada criança.
B.P.: Quando levar a criança ao odontopediatra pela primeira vez?
Drª L.B.: A primeira consulta ocorra por volta dos 6-7 meses de idade, época em que estarão nascendo os primeiros dentinhos de leite, para instrução de higiene bucal, orientação sobre dieta e esclarecimento de dúvidas. A primeira consulta não deve ultrapassar o primeiro ano de vida.
B.P.: Qual a importância dos dentes de leite?
Drª L.B.: A presença dos dentes de leite é muito importante, pois prepara o caminho (guia) para o nascimento dos dentes permanentes, mantendo em equilíbrio harmônico o crescimento das estruturas da face (dentes, ossos e músculos), proporciona uma mastigação e deglutição adequadas dos alimentos e conseqüente digestão.
B.P.: Quando os dentes de leite começam a se formar e a nascer?
Drª L.B.: A formação dos dentes de leite inicia ainda no primeiro trimestre da gravidez, isto é, durante a vida intra-uterina do bebê. Por volta dos 6-7 meses de idade erupcionam os primeiros dentinhos na arcada inferior, dando início à dentição decídua, que estará completa por volta dos 2 anos e meio a 3 anos de idade, com um total de 20 dentes.
B.P.: Quando os dentes permanentes começam a se formar e a nascer?
Drª L.B.: A formação dos dentes permanentes inicia-se ao nascimento do bebê, com o primeiro molar permanente. Aos 6 anos este dente erupciona, sem substituir nenhum dente de leite, dando início à dentição mista.
B.P.: Quais são os diferenciais entre o tratamento do adulto e da criança?
Drª L.B.: Os cuidados com as crianças são muito distintos dos adultos, elas requerem mais tempo, ambiente, distração e psicologia. Pesquisas mostram que o medo de dentista, que inibe os pacientes adultos a procurarem o tratamento, geralmente e conseqüência de uma ma experiência quando criança. Existem técnicas psicológicas de manejo comportamental infantil específicas para cada faixa etária e para crianças de diversas personalidades e o Odontopediatra precisa estar muito bem familiarizado com tais técnicas para saber usá-las.
B.P.: Quais são os principais problemas apresentado pelas crianças?
Drª L.B.: Apesar da prevalência da doença cárie ter diminuído muito nos últimos anos, continua sendo o maior problema de muitas crianças que chegam ao consultório. Os traumatismos dentários por acidentes e quedas são também muito comuns. Crianças que chupam chupeta ou dedo, que não fazem a transição da mamadeira para o copo na idade certa ou que respiram muito pela boca podem apresentar alterações de oclusão (mordida). Quanto antes estas alterações forem tratadas mais rápido, eficaz e barato é o tratamento.
Mais informações:
Clínica SERES - Rua Melo Franco, 635, Santo Antonio.
Telefone: (84) 3317-5005
Nenhum comentário:
Postar um comentário